Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Afinal, o que é web 2.0?

Por Cristiano Wilde




Em meados da década de noventa surge um conceito denominado bolha da internet, que se refere a um período, no qual, ocorreu uma crescente alta das ações de novas empresas do ramo da tecnologia de comunicação e informação, que tinham suas bases na internet. Entretanto, no ano 2000 essa alta das ações caiu drasticamente. A partir desse período inicia-se uma crise nestas empresas e muitas delas fecham suas portas no ano de 2001. Tal cenário foi denominado como o estouro da bolha.

As poucas empresas que tinham superado essa crise tornaram-se foco de estudos, para identificar o motivo pelo qual elas continuaram abertas. Até que em 2004, numa conferência de brainstorming  entre a O'Reilly Media  e a Media Live International, foi utilizado pela primeira vez o termo web 2.0, que justifica o fato destas poucas empresas terem superado a crise, uma vez que elas estavam engajadas nessa segunda geração da web

Sendo assim, a O'Reilly Media definiu alguns princípios para definir o que é web 2.0 separando-a da web 1.0. Os princípios são: a web ser vista como plataforma; valorização da inteligência coletiva; foco em banco de dados unificados e seguros; atualização diárias de softwares ; criação de modelos leves de programação; desenvolvimento de softwares em mais de um dispositivo; escutar o interagente para criar novas interfaces e novos recursos.

Segundo O’Reilly (2005) não existe uma fronteira bem definida na web 2.0. Existem alguns princípios e práticas que a caracteriza, e os sites podem apresentar todos esses princípios ou apenas alguns. Entretanto esses princípios são desconhecidos por muitas empresas, pois elas acreditam estarem inseridas no universo da web 2.0, mas que na verdade fazem parte do modelo da web 1.0. 

A edição de domingo, 17 de julho de 2011, do Jornal Estado de Minas aborda a eminência de um novo estouro da bolha e recapitula a história do período em que ocorreu o fenômeno da bolha da internet. Para ler a matéria acesse o link http://bit.ly/onovoestourodabolha.

Referências:

O’REILLY. What is Web 2.0? [S.I.]. Disponível em <http://oreil.ly/oreil-web>. Acesso em: 13 fev. 2011.

BORGES, Cristiano. O prosumer e a sua representação no perfil do Twitter @TIMTIMporTIMTIM. 108f. Monografia (área de concentração Ciências Sociais Aplicadas) - Faculdade Promove, Belo Horizonte, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário